Potencial genético dos músculos

A maioria dos iniciantes no ginásio está interessado sobre sua predisposição genética para o fisiculturismo e, portanto, se eles contam com eles com a vantagem de que seus músculos cresçam mais rápido e estufar suas roupas para parecer mais fortes, logo acabam comprando roupas no atacado, pois nenhuma roupa mais lhe servirá. No entanto, uma “boa genética” não significa que haja facilidade para ganhar massa muscular, mas também dificuldade em acumular gordura.

O método mais fácil para determinar sua predisposição (ou não) ao musculação é medir a espessura do pulso da mão. Os mesomorfos (com facilidade para ganhar massa muscular) e os endomorfos (com tendência à obesidade) caracterizam-se por ter o osso do pulso bastante espesso em comparação com os ectomorfos (com inclinação para ser magra).

O tipo de construção do corpo define de muitas maneiras quão fácil ou difícil é mudar a figura. Como definir seu?

Como calcular seu corpo físico

Para determinar seu tipo de corpo, mestre a espessura do pulso. O perímetro do osso nesta parte é inferior a 17,8 cm nos ectomorfos, enquanto nos mesomorfos pode atingir entre 17,8 e 19 cm. Nos endomorfos, a espessura excede 19 cm (1) . Estes números aplicam-se para homens com uma altura superior a 1,60 m.

A maioria das pessoas não pertence a um tipo único de construção corporal. Um indivíduo pode pertencer a diferentes tipos de estrutura corporal e cada um deles está representado em seu corpo em diferentes proporções. Por exemplo, a parte inferior do corpo pode ser endomórfica, enquanto a parte superior pode ser ectomórfica.

Genética e sorte

O potencial genético para ganhar massa muscular rápida depende não apenas do seu tipo de construção corporal, mas também de seus níveis hormonais. Pessoas com tendência a aumentar o volume de seus músculos com relativa facilidade têm níveis mais altos de testosterona, níveis mais baixos de cortisol e seus músculos são suficientemente sensíveis à insulina.

Níveis elevados de testosterona influenciam positivamente o crescimento muscular, enquanto baixos níveis de cortisol tornam possível treinar mais tempo e permitir que os músculos se recuperem mais rapidamente. A sensibilidade dos diferentes tecidos à insulina determina quais crescerão quando receberem calorias (tecidos gordurosos ou fibras musculares).

Quão rápido os músculos crescem?

genetica

Considera-se que a velocidade máxima na qual a pessoa média pode ganhar massa muscular é de 0,2 kg por semana, ou seja, aproximadamente 1 kg por mês (2) . Embora esta figura possa parecer insignificante, ganhar 12 kg de massa muscular magra em um ano é suficiente para mudar o corpo de tal forma que não pode ser reconhecido.

Se você ganhar mais de 1 kg por mês, é provável que você não esteja apenas aumentando seus músculos, mas também seus depósitos de gordura e fluidos, que é típico dos endomorfos. Por esta razão, uma dieta para aumentar a massa muscular não só envolve o aumento de calorias, mas também a seleção correta do alimento de onde eles vêm.

Metabolismo de um atleta

A pesquisa científica afirma que os indicadores metabólicos dos diferentes tipos de estrutura corporal podem ser diferenciados em 7-18% (3) . A principal diferença reside na reação do corpo à presença de carboidratos, na produção de insulina e na sensibilidade dos tecidos.

O treinamento regular melhora a capacidade do corpo para acumular energia de carboidratos em fibras musculares e não em depósitos de gordura. Como resultado, o corpo de um atleta envia os músculos das calorias que recebe dos alimentos; enquanto em pessoas sedentárias, essas calorias são transformadas em gordura.

Boa genética: 4 características

A largura do tórax, a cintura e os músculos nos ectomorfos é quase o mesmo; A cintura dos endomorfos tende a ser a área mais larga, enquanto os mesomorfos têm uma cintura fina e um baú ligeiramente mais amplo do que os coxos. Por isso, os mesomorfos têm a facilidade de esculpir uma forma “V” ou “X” com ombros largos e costas.
Metabolismo saudável . Seu metabolismo está em ordem se você não sentir a necessidade de comer doces, não sofra ataques de gula por noite, ganha peso com dificuldade e consegue se livrar dele rapidamente. No caso oposto, você terá que lutar para restaurar a sensibilidade de seus tecidos à insulina através do treinamento com intervalos HIIT de alta intensidade.

Níveis elevados de testosterona . Os níveis elevados de testosterona podem ser evidenciados nos homens pelo comportamento um tanto irritável e agressivo, bem como pelo aumento do desejo sexual e da libido. Na vida cotidiana é fácil determinar: se você tomar decisões arriscadas regularmente, seus níveis de testosterona provavelmente serão elevados.

Capacidade de auto-motivação. Não importa o quão “ruim” seja a sua genética, treinamento regular e alimentação saudável o tornará melhor. O mais importante é ter paciência e motivação. Assuma o exemplo de Arnold Schwarzenegger, que era um garoto bastante fino e um adolescente pouco atlético.

A predisposição genética para ter um corpo atlético e ganhar massa muscular rapidamente são características dos mesomorfos, que têm níveis elevados de testosterona, baixos níveis de cortisol e alta sensibilidade dos tecidos musculares à insulina, o que lhes permite use calorias para aumentar a massa muscular e não gordura.