Não sei se vocês se lembram, mas em 2006 foi lançada em todo o planeta um medicamento que ficou conhecido como substância anti-barriga com o estardalhaço costumeiro a todos os remédios que prometem nos fazer perder barriga rápido; foi até capa da Veja! A gigante farmacêutica francesa Sanofi colocou à disposição o Acomplia, remédio cujo princípio ativo é o rimonabanto. A procura pela substância anti-barriga foi enorme, mas durou apenas dois anos. Quer saber porquê? Vamos por partes, como diria meu açougueiro.

O que é a substância anti-barriga?

anti barriga

A substância anti-barriga chamada rimonabanto nasceu das pesquisas feitas sobre a larica dos maconheiros. Acha que é piada? Os pesquisadores descobriram que uma substância chamada eudocanabinoide, que é ativada pelo princípio ativo da maconha, causa fome e induz o organismo a estocar gordura. Esse receptor com nome comprido e sugestivo, ao estimular o estoque de gordura, também faz com que o nível de açúcar no sangue aumente. O rimonabanto impede que o eudocanabiniode prossiga em seu ciclo de acúmulo de gordura.

O que a substância anti-barriga faz?

O rimonabanto foi chamado à época de seu lançamento de “medicamento com mil e uma utilidades”, mesmo só tendo três efeitos conhecidos. Vá entender esses marqueteiros…

  • A substância anti-barriga ajuda a combater o excesso de gordura, principalmente na região abdominal. Daí sua denominação popular.
  • Há estudos em andamento que afirmam que o rimonabanto pode ser eficiente no combate ao vício pelo cigarro.
  • Além de ser uma substância anti-barriga, o rimonabanto pode ajudar no tratamento ao vício com drogas e álcool, graças ao efeito no mecanismo de recompensas cerebrais.

Por que a substância anti-barriga só foi vendida por dois anos?

Pesquisas independentes e complementares descobriram que a substância anti-barriga tem graves efeitos colaterais na esfera psiquiátrica. Pacientes com depressão severa que usaram rimonabanto tiveram um aumento nos sintomas suicidas; o uso conjunto com antidepressivos como a fluoxetina também apresentaram quadros graves de profunda depressão com fortes instintos suicidas. Graças a estas pesquisas, a Sanofi suspendeu a venda do Acomplia no mundo inteiro.

Sinto muito, minhas amigas, mas esse blog precisa ser verdadeiro e responsável com o que diz sobre remédios para emagrecer.

Para você melhorar seus resultados, eu recomendo vocês também se organizarem na dieta. Faça marmitas saudáveis e deixem pronta, assim fica mais fácil chegar em casa e já matar a fome.