Perder peso em atividades aeróbicas ou anaeróbicas

//Perder peso em atividades aeróbicas ou anaeróbicas

Fitness está geralmente relacionada com duas atividades que por vezes se confundem e não são muito fáceis de destrinçar.

Atividades anaerobicas

Da atividade anaeróbica podemos dizer que estamos a falar essencialmente de uma ação de alta intensidade e curta duração como musculação ou “sprints”. As principais características passam pela não utilização na comida de ácidos gordos e sim da glicose e manutenção da alta intensidade do metabolismo (como forma de recuperação muscular) em longos períodos após a atividade. No metabolismo, a glicose é uma das principais fontes de energia e fornece 4 calorias de energia por grama. O emagrecimento verifica-se durante o tempo de recuperação, as calorias necessárias ao corpo depois das complexas reações bioquímicas, vão recorrer aos depósitos de gordura. O processo de hipertrofia muscular, dá-se pelo aumentos das fibras musculares sem haver porém multiplicação das mesmas. Saliente-se que não adiantam esforços num corpo mal alimentado, por isso o atleta deve ingerir uma quantidade elevada de proteínas.

Além disso durante o treino, deve procurar uma sobrecarga tensional e metabólica, para conseguir desenvolvimento muscular e boa forma.

Atividades aeróbicas

A atividade aeróbica caracteriza-se por ser um exercício longo em tempo de duração e feito com uma intensidade baixa, como caminhar, correr, andar de bicicleta, remar. Trabalha ritmicamente os grandes grupos musculares elevando a capacidade cardiovascular pelo incremento do uso do oxigênio pelo corpo, levando a que o coração trabalhe temporariamente de forma mais compassada, aumentando o seu ritmo bem como o da respiração.  Estes movimentos têm elevado gasto calórico e produzem também efeitos nas articulações. Quando experimenta uma aceleração do bater do coração, sente uma diminuição da facilidade de falar, levando-o a ofegar. No entanto deve permitir-lhe continuar a falar sem muito esforço. Se isso não acontecer e a dificuldade em falar for grande, quer dizer que possivelmente está a efetuar já um exercício de características anaeróbicas.

O emagrecimento consegue-se pela queima de gordura acumulada pela atividade física. Estes exercícios são benéficos para a saúde em geral e têm como efeitos melhorias ao nível do humor, resistência à fadiga, diminuição  do estresse, da depressão e da ansiedade, melhoria do sono e do sistema imunológico. Só começa a produzir efeitos visíveis após um mês de exercícios consistentes. Estes devem caracterizar-se por um mínimo de 20 minutos de duração depois de se ter atingido o batimento cardíaco alvo.

Se procura obter musculatura só deve usar esta atividade como complemento e não como atividade única, pois ela não é suficiente para manter elevadas as taxas metabólicas e é insuficiente para dar ao corpo a forma desejada.

Emagrecimento com exercícios físicos moderados

exercicios aerobicos e anaerobicos

Não se discute que só se pode emagrecer desde que se consumam mais calorias que as que ingerimos. Dependendo portanto da quantidade ingerida, há que estabelecer um programa físico variado para regular o seu consumo e acompanhar a nossa massa corporal. Teremos de começar moderadamente e ir aumentando as cargas pouco a pouco. Tanto se pode fazer o exercício espaçadamente ao longo do dia ou todo de uma vez. Por exemplo, podemos começar por dar um passeio de 30 minutos, 3 vezes por semana até atingirmos 45 minutos em 5 dias por semana. Assim, perdemos 100 a 200 calorias a mais por dia.

Todos os adultos poderão estabelecer um programa para conseguir 30 minutos ou mais de atividade física de nível moderado, na maior parte ou preferencialmente em todos os dias da semana. Este regime pode ser adaptado a outras formas de exercício físico, mas a marcha é particularmente atrativa pela sua acessibilidade e segurança.

Poderá acrescentar à sua atividade de todos os dias, o hábito de utilizar as escadas em vez do elevador. Reduzindo o seu tempo de sedentarismo, torna mais fácil que com o tempo, possa avançar para atividades mais ousadas como alguns desportos mais competitivos como o tênis ou “Squash”. Poderá também tentar exercícios de flexibilidade muscular, para obter maior resistência nas articulações e melhoria da resistência aeróbica.

Alguns exemplos quantificados para uma atividade física moderada:

  • Lavar o carro e encerar 45-60 minutos
  • Jogar voleibol  45-60 minutos
  • Lavar janelas ou chão 45-60 minutos
  • Jardinagem 30-45 minutos
  • Marcha 2,8 km  35 minutos
  • Basquetebol (lançamentos) 30 minutos
  • Bicicleta 8 km  30 minutos
  • Dança rápida (social) 30 minutos
  • Marcha 3,2 km 30 minutos
  • Natação aeróbica 30 minutos
  • Fazer piscinas 20 minutos
  • Subir escadas 15 minutos
  • Basquetebol (jogar) 15-20 minutos
  • Bicicleta 6,4 km 15 minutos
  • Saltar à corda 15 minutos
  • Corrida 2,4 km 15 minutos
2018-04-29T18:47:23+00:00 By |Emagrecer|0 Comments

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Estudante e amante sobre tudo relacionado a vida e estilo saudável

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