Os riscos da obesidade na saúde

//Os riscos da obesidade na saúde

Os riscos da obesidade na saúde são um problema de saúde e têm de ser encarados para tratamento olhando para a obesidade como uma doença crônica. Os riscos de saúde presentes no excesso de peso vão da diabetes, a problemas respiratórios e cardiovasculares, osteoarticulares e digestivos a efeitos psíquicos e sociais. Estima-se que cerca de 70 % dos casos diagnosticados  de doenças cardiovasculares estejam relacionadas com o peso a mais.

Melhorar a saúde sendo menos obeso

O excesso de peso implica habitualmente alterações da função da insulina e do metabolismo dos hidratos de carbono, das lipoproteínas e dos triglicéridos. Estes factores de risco concorrem para o aparecimento de doenças cardiovasculares e coronárias.

Outras doenças também associadas ao excesso de peso são a dispneia, apneia do sono, hipertensão arterial, gota, cancro, diminuição da fertilidade e outras.

Os efeitos negativos do excesso de peso passam também por sequelas sociais, como sejam a baixa autoestima, depressões, isolamento e discriminação laboral.

As implicações sociais ligam-se também aos custos econômicos que a sociedade tem de suportar com os tratamentos exigidos a doentes com excesso de peso bem como os custos indiretos associados à perda de produtividade. Estima-se que os custos gerais associados a estes doentes sejam superiores entre 25% e 44% em doentes cujos IMC varie entre 30 a 35 kg/m2 ou mais, se compararmos com doentes de IMC normal (20 a 24,9 kg/m2).

Emagrecer ajuda a evitar doenças

Os benefícios que os doentes irão recolher ao perder peso não os obrigam a obter de imediato o peso ideal perdendo de uma só vez muitas calorias. Qualquer redução com o excesso de peso de muitos doentes em 5% sobre o peso inicial, já contribui para melhorias de realce quanto a doenças associadas ao excesso de peso. Poder-se-ão reconhecer melhorias ao nível do colesterol, tensão arterial, bem estar com os outros, níveis de humor e confiança e aumento da longevidade.

2018-04-30T16:02:30+00:00 By |Saúde|0 Comments

About the Author:

Estudante e amante sobre tudo relacionado a vida e estilo saudável

Leave A Comment