Acupuntura para a saúde dos animais

//Acupuntura para a saúde dos animais

Os pontos de acupuntura, encontrados sobre os meridianos, são áreas da pele através das quais podemos afetar e alterar o fluxo de QI. Quando um animal está doente, existe um desequilíbrio ou interferência no fluxo de QI.

Após experimentos de Oswald Kothbauer na Áustria e Erwin Westermayer na Alemanha,em bovinos e eqüinos, a acupuntura começou a ser levada a sério e reconhecida como um método terapêutico legítimo em medicina veterinária no mundo ocidental.

Para que o médico veterinário possa ser capaz de fazer um diagnóstico através da medicina tradicional chinesa e assim, obter bons resultados com o tratamento de acupuntura, é necessário que ele tenha um profundo conhecimento do sistema de meridianos e o relacionamento desses meridianos com órgãos, vísceras ,além dos possíveis problemas e doenças relacionados a estes meridianos. Além disso, a clinica precisa ter uma boa estrutura para atender esses animais com um bom sistema para clinica veterinaria para fazer os controle e ajustes para cada animal.

acupuntura animal

Abaixo, você verá uma lista das principais áreas em que a acupuntura obtém bons resultados

Músculo- Esquelético

Esta é a área mais comumente tratada com acupuntura na prática médica ocidental. Alguns médicos veterinários se limitam ao tratamento de problemas relacionados à artrite, artrose, dores e lesões musculares, ignorando uma série de outros problemas orgânicos que podem ser beneficiados pela acupuntura.

Ginecologia

Todos os problemas reprodutivos podem ser tratados com o auxílio da acupuntura, incluindo anestro, metrite, distocia, retenção de placenta, agalactia, mastite e infertilidade.

Problemas Reprodutivos no Macho

Impotência, orquite, epididimite, diminuição de libido e de contagem de espermatozóides são problemas tratados com sucesso através da acupuntura.

Alterações Hormonais

Quase todo o sistema endócrino pode ser influenciado pela acupuntura, incluindo algumas funções do hipotálamo,hipófise, tireóide, para-tireóide e adrenais. Também é possível regular os níveis de açúcar no sangue (glicemia).

Neurologia / Psicologia

A ansiedade, epilepsia e alguns problemas comportamentais respondem bem a tratamentos com acupuntura.

Dermatologia

A pele nos mostra se o animal vem sendo bem nutrido além de podermos avaliar a capacidade de excreção através do sistema respiratório, digestivo e urinário. Se o acupunturista veterinário mantiver estes sistemas funcionando regularmente, isso estará refletido em uma pele saudável e pelagem bonita e lustrosa.

Performance

A acupuntura vem sendo utilizada para a melhora da performance em cães e cavalos. Dependendo do que se quer obter, o tratamento deve ser feito um ou dois dias antes da competição, devido à capacidade de relaxamento e sedação da acupuntura.

Muito veterinários vem utilizando aparelhos a laser para a acupuntura, em substituição das agulhas.

A eletro acupuntura é muito útil em alguns tratamentos específicos. Quando é necessária uma manipulação mais forte ou prolongada, a eletro estimulação conseguirá um estímulo mais forte em menos tempo. É uma opção quando o tratamento com agulhas convencionais não obtém o efeito desejado.

É importante ter sempre em mente de que existe uma série de problemas que necessitam de tratamento com medicamentos e cirurgias. O uso da acupuntura associada ao tratamento com drogas e cirurgias aumenta muito a chance de recuperação e a qualidade de vida de seu cão ou gato, além de acelerar o processo de recuperação.

Se você procura um bom sistema para controle de animais, recomendamos o Nuvem Vet(http://www.sistemaveterinaria.info/)

2018-05-16T20:55:52+00:00 By |Saúde|0 Comments

About the Author:

Estudante e amante sobre tudo relacionado a vida e estilo saudável

Leave A Comment