A importância da massagem e seus benefícios

//A importância da massagem e seus benefícios

As massagens são confundidas como “mimos”, mas a verdade é que são um tipo de tratamento para atingir a sensação de bem estar, relaxamento e melhorar sintomas de algumas doenças, como exemplo, enxaqueca, estresse, depressão e ansiedade.

Saiba qual a importância de uma massagem e seus benefícios, aqui neste artigo!

O que é uma massagem?

Uma massagem é uma terapia de cura usada desde os tempos antigos em várias regiões do mundo. Esta prática consiste em um conjunto de técnicas executadas manualmente onde são usadas pressão, tensão e movimentos. Os tecidos moles do corpo são tratados para relaxar essas áreas do corpo. É demonstrado como as massagens podem reduzir o estresse, curar alguns ferimentos e melhorar o bem estar. Da mesma forma, eles permitem uma melhor circulação e tratam algumas dores em diferentes áreas. Por exemplo, tendões, músculos, ligamentos e articulações são manipulados através de várias técnicas. Além disso, ajudam a recuperar a libido sexual.

Uma maneira de usar a massagem de forma assertiva é quando os músculos foram expostos ao estresse ou estão tensos. Quando isso acontece, uma substância que causa dor e inflexibilidade, às vezes até espasmos musculares, é apresentada. Quando uma massagem é fornecida nessas áreas, essa substância prejudicial é eliminada e, por sua vez, permite uma rápida recuperação da lesão. Mas, este é apenas um exemplo simples de quanto a massagem pode fazer pela nossa saúde. Desde que sejam fornecidas por um profissional.

Tipos de massagens

Massagens são terapias que não só melhoram a saúde física daqueles que a praticam. Dependendo do seu tipo, eles têm outras aplicações significativas, elas podem ser usados ​​em esportes, até mesmo no campo psicológico, mas qualquer um pode apreciá-los. Abaixo estão alguns tipos de massagens básicas que, apesar das diferentes técnicas, proporcionam grandes benefícios:

Massagem relaxante 

Esta é uma das massagens mais populares desenvolvidas na Suécia. As técnicas utilizadas são atrito, amassamento, percussão e fricção suave para manipular a superfície dos músculos. Desta forma, uma melhoria na saúde física e mental da pessoa é alcançada.

Massagem de drenagem linfática

A massagem de drenagem linfática é ideal para eliminar qualquer substância, toxinas, sais e gorduras do corpo. Consiste em usar várias técnicas manuais de maneira suave para drenar ou deslocar qualquer substância que esteja estagnada.

Massagem profunda

Este tipo de massagem é feito pressionando e aplicando alguns traços paralelos às fibras musculares. Isso leva às estruturas profundas do sistema muscular esquelético, dos músculos superficiais e da pele. Para isso, o massagista usa seus dedos, antebraço e juntas para restabelecer a elasticidade muscular e aumentar a circulação.

Massagem redutora 

É o mais utilizado por quem quer cuidar da sua estética, pois ajuda a prevenir e eliminar a celulite. Da mesma forma, permite eliminar qualquer acúmulo de gordura localizada no corpo, tonifica, estiliza e previne a flacidez. Consiste em exercer pressão forte misturada rapidamente estimulando o sistema linfático e a circulação, além de melhorar a aparência da pele.

Massagem Esportiva 

Massagem esportiva é geralmente aplicada antes e depois dos exercícios para atender às necessidades dos atletas. Seja para um melhor desempenho, treino ou para tratar uma lesão, a fim de preparar os músculos.

Massagem shiatsu 

Originado no Japão, esse tipo de massagem é usado para restaurar o equilíbrio físico e energético. Consiste em exercer pressão com os polegares ou com a palma da mão estendida, os antebraços, cotovelos ou pés. Geralmente é realizado em uma esteira no chão onde você trabalha com o ritmo respiratório do paciente e do massagista.

Massagem com pedras quentes

Esta terapia é completamente diferente do resto das massagens, nas quais pedras quentes são usadas. Elas são colocados em diferentes partes do corpo para liberar a tensão e controlar o sistema nervoso. As pedras de obsidiana são aquelas usadas por suas propriedades para manter o calor por um longo tempo.

Dicas de Saúde – Lá Folia

2019-04-16T01:54:19+00:00 By |Saúde|0 Comments

About the Author:

Estudante e amante sobre tudo relacionado a vida e estilo saudável

Leave A Comment